Notícias

Neste mês de junho de 2015, a Fazenda da Esperança recebeu o Reconhecimento Pontifício definitivo em Roma, no Vaticano. Frei Hans, Nelson, Luci e Iraci tiveram a alegria de encontrar com o Papa Bento XVI, sendo um encontro muito emocionante.





Em sua reunião do dia 07/06/2015, o Gev Ponta Verde/Jatiúca contou com a presença de Libório (responsável da Fazenda da Esperança de Marechal Deodoro), e Marquinho (Responsável da Fazenda da Esperança de Gararú). Foi uma unidade maravilhosa, com Jesus no meio.  




No dia 14/06/2015, Libório (Responsável) e Marcos "Marquinhos" (Padrinho) ambos da Fazenda da Esperança Marechal Deodoro, visitarem o Gev Ponta Verde/Jatiúca. Sejam sempre bem vindos, Uno!




Encontro dos Gev's de Alagoas, neste domingo (01.02.2015), na Fazenda da Esperança Santa Terezinha, em Marechal Deodoro-AL.




Retiro GEV NE II. AL, BA e SEneste final de semana 15/12/2013, na Fazenda da Esperança em Marechal Deodoro-AL.  Experimentamos momentos de Paraíso, unidos em torno do Amor !!!











ACONTECEU COMIGO
Nos que viemos do sul de Minas Gerais não estávamos acostumados a viver esta situação de seca. A última chuva na Fazenda da Esperança em Poço das Trincheiras no estado de Alagoas foi em outubro de 2011.
São tantas histórias para contar, até mesmo um saco de farelo para os animais de R$17,50 subiu para R$33,00.
Temos comprado alimento para os animais, mas não vamos conseguir fazer isso por muito tempo. Até mesmo envolvemos meu filho que está na região sudeste e nos faz um depósito para estas compras.
Não dá para vender os animais, os preços estão lá em baixo. Muitos que conhecemos estão abrindo as porteiras e deixando seus gados saírem em busca de alguma coisa para comerem e beberem.
Viajar pelas estradas daqui está um perigo pela quantidade de animais na pista. Estamos vivendo um dia de cada vez, não estamos plantando para não perder a semente.
ÀS vezes doamos leite para a pastoral da criança. Não é muito, mas fazemos a nossa parte.
Na seca temos ainda mais a oportunidade de colocar a Palavra de Deus em prática. Vivemos a experiência de sermos chamados pelos vizinhos para colocarmos vacas em cavaletes. Montamos uma estrutura de madeira, pegamos um animal e o colocamos em pé, pois já tão fracos não conseguem firmar-se nas próprias pernas, então são colocados nestes cavaletes e só saem dali depois que conseguirem se manter sozinhos. É muito triste de se ver, mas ao mesmo tempo gratificante e realizador poder oferecer o que temos, a esperança, para ajudar nossos vizinhos”.
José Roberto e Nelci (extraído do boletim do Embaixador - Ago/2012)




ENCONTRO SEMESTRAL DA FAMILIA DA ESPERANÇA - GEV'S 2012/1

Abençoados irmãos.

Estivemos no ENCONTRO SEMESTRAL DA FAMILIA DA ESPERANÇA - Regional Nordeste II, 2012/1 realizado na  FAZENDA DA ESPERANÇA SÃO MIGUEL em LAGARTO - SE. No período de 07 a 11 de março de 2012.

Foi uma vasta programação que contou com, muita música, palestras, temas, reuniões, churrasco na PRAIA do SACO na cidade de Estância - SE, missa onde fizemos o pacto 'AMOR RECÍPROCO. Havendo tambem renovação de compromissos.

A recepção e organização foram perfeitas, nada fugindo do programado.
Os responsáveis que moram com a família na fazenda, esposas e filhos(as) se fizeram presentes.  Um evento digno de todos os elogios. PARABENS !!!
Presenças dos responsáveis das Fazendas de Marechal Deodoro (AL) Francimar Prócopio, Gararú (SE) Holger Krenz, Jequié (BA) Flavio Moraes, Feira de Santana (BA) Adson, de Lagarto (SE), Gustavo, Paulo,  da fazenda feminina  Karla, e Mauricio Bovo coordenador destas fazendas que fazem o regional II, como também o voluntário Paulo Batista, o cordenador do GEV de Lagarto Roberto Libório e o coordenador dos GEV'S de Sergipe que compõem a região II o voluntário Eduardo. Carvalho. Presenças da região norte do país, Manaus, o padre Anderson e o voluntário Agostinho pessoas simpaticissimas.

Enviado por: 
JOSÉ MARQUES LUZ
GEV - BARRA DE SÃO MIGUEL - AL.
82-8876-5220





1º ENCONTRO DOS GEV'S DE ALAGOAS
O 1º Encontro dos GEV'S de Alagoas, aconteceu neste domingo 22/01/2012 na fazenda da Esperança Santa Terezinha em Marechal Deodoro - AL. Foi realmente um momento para entrar para a história, com Jesus no meio, onde pela 1ª vez se conseguiu reunir todos os GEV's do estado e foram discutidos as novas diretrizes do Comitê Central dos GEV's. Tambem foram alinhados os pontos comuns para que não fuja do carisma das fazendas. Fazemos um agradecimento especial ao Fernando (responsável pela Fazenda Santa Terezinha, Marechal Deodoro-AL) que sempre tem dado todo apoio aos GEV's, tendo inclusive mobilizado toda sua equipe para receber a todos na Fazenda, e ao Francisco (responsável pela Fazenda da Esperança Santa Rosa, Garanhuns- PE) que tambem tem dado uma atenção especial aos nossos aos GEV's, e nos falou sobre o tema "Fidelidade".
Obrigado Senhor por esse dia tão especial.
"Ai de mim se não anunciar o evangelho" (1ª Cor 9,16).
Paz e bem.
Por: Raimundo Luiz (LuLa).
















Planejamento GEV 2012, vamos nos organizar.
  • 18 a 21.02 Retiro do GEV no Brasil (Carnaval)
  • 06 a 09.04 Retiro do GEV na Argentina (Semana Santa)
  • 28.04 a 06.05 Escola GEV (para líderes dos GEV)
  • 27 a 30.07 Encontro regionais GEV em Guaratinguetá*
  • 02 a 04.11 Retiro GEV no Brasil e na Argentina (Finados)
*Foi pensado em julho para possibilitar a vinda do regional da Alemanha!
*Por email: Weber Leite





ENCONTRO DOS GEV'S DE ALAGOAS
Paz e bem abençoados !!!

    Gostaria de convidar a todos os que fazem os GEV's do nosso Estado, para nos encontrarmos no dia 22/01/12 (Domingo), na Fazenda da Esperança Stª Terezinha, em Marechal Deodoro, apartir das 8:00 hs, para que possamos traçar metas para o ano de 2012, como retiros e também rever alguns pontos que o GEV Central nos colocou depois do encontro dos regionais, que aconteceu em São Paulo, no final do ano  passado, com a presença do Nelson, Pe. César e Igor Magalhães, nosso regional que mora em Salvador, onde também já está confirmado o retiro de carnaval(Só coordenadores)-  entre os dias 18 à 21/02/12, em Lagarto-SE, onde já foi visto com Pe. César e Maurício Bovo, regional das Fazendas (AL,BA,SE).
Esse encontro também servirá para que possamos atualizar a relação dos GEV's de nossa terra e identificar quem é ESPERANÇA VIVA ou não e enviar para São Paulo (GEV CENTRAL),  pois a fidelidade em alguns pontos é de fundamental importância para sermos reconhecidos e para vivermos nosso carisma na sociedade.
Estamos a confirmar a presença do Francisco ( responsável pela Fazenda Santa Rosa-Garanhuns) e de Maurício Bovo.
Também vale ressaltar que esse encontro será apenas para os coordenadores de cada grupo, no máximo de (4) quatro pessoas, pois precisamos estarmos bem focados no que vamos tratar.
E ainda, para aqueles que moram longe, seria interessante entrar em contato conosco, para que possamos nos organizar e ver a questão das dormidas,(caso queiram vir no sábado) para  entrarmos em contato com algumas pessoas, para que tudo saia perfeito.

Nosso querido Marques (Pai do Marquinhos, ES- marechal), já nos doou um carneiro para que possamos nos confratenizar durante esse dia de LUZ !!!


Unidos !!!

AGUARDO RETORNO
 
Weber Leite
GEV-Alagoas
(82)9942-1000 TIM
      8877-3188 OI




VISITA À FAZENDA DA ESPERANÇA EM LAGARTO - SE
Nesta semana (17/01/2012) estivemos na Fazenda da Esperança em Lagarto - SE. Agradecemos a Deus pela oportunidade e privilégio dessa visita, uma vez que por várias vezes apareceram oportunidades e por algum motivo ainda não tinha sido da vontade de Deus. Maurício Bovo encontrava-se em Gruaratinguetá - SP, participando do retiro das famílias de vida comum, também não conhecemos o Pe. Deckson, que não se encontrava no momento. Mas fomos muito bem recepcionados pelos padrinhos Alexandre e Leonardo, o qual nos mostrou o dia-a-dia da Fazenda.
Paz e bem a todos.
Enviou Raimundo Luiz (LuLa)





TEMA DA CRUZ PEREGRINA DA JORNADA MUNDIAL DA JUVENTUDE
Se voce não vai ao Rio de janeiro em 2013 é sua chance de vê-la aqui mesmo em nossa cidade. Nos dias 11 e 12 de janeiro de 2012 a Cruz peregrina da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora chegara a Alagoas. O evento é uma forma de animar a diocese para a participação efetiva do Encontro mundial que acontecerá em 2013 na capital do Rio de Janeiro.
Abaixo segue a programação da acolhida dos símbolos na Arquidiocese de Maceió:
11 de janeiro de 2012 (Quarta-feira)
10h: Chegada na Barra de São Miguel e carreata
11h: Acolhida na Paróquia São Pedro Pescador-Francês
12h: Parada e reflexão próximo ao DETRAN (Paróquia São José)
13h: Santa Missa – Catedral Metropolitana de Nossa Senhora dos Prazeres
15h: Celebração da Via-Sacra - Catedral Metropolitana
17h: Reza do Terço Mariano e da Misericórdia - Catedral Metropolitana
18h: Santa Missa – Catedral Metropolitana
19h: Procissão Luminosa rumo à Praça dos Martírios
20h: Show Católico de Evangelização
23h: Grande Vigília de Oração
12 de janeiro de 2012 (Quinta-feira)
06h: Santa Missa
08h: Adoração ao Santíssimo Sacramento
09h: Reza do Terço
10h: Reflexão
11h: Bênção do Santíssimo Sacramento / Santa Missa
12h: Carreata para a cidade de Xexéu (PE) com paradas:
- Paróquia de São Francisco (Santos Dumont)
- Paróquia Sagrados Corações (Forene)
- Paróquia São Sebastião (Rio Largo)
- Paróquia São Sebastião (Messias)
- Paróquia São Benedito (Flexeiras)
- Paróquia São José (Joaquim Gomes)
- Paróquia São José (Novo Lino)
- Capela da Imaculada Conceição (Jundiá)
- Paróquia Nossa Sra. do Carmo (Colônia)
* Extraído do site a Arquidiocese de Maceió
 


PALESTRA PREVENÇÃO CONTRA AS DROGAS, PROFERIDA PÊLO NOSSO IRMÃO JOSÉ MARQUES (PAI DO MARQUINHOS) EM 12 DE NOVEMBRO DE 2011 NA LOJA MAÇÔNICA 05 DE AGOSTO EM JOÃO PESSOA - PB.
 
Quero agradecer primeiro, a DEUS, por este momento impar em nossas vidas, ao EMINENTE GRÃO MESTREDO GOB-AL ALVARO DE MENDONÇA ALVES, ao EMINENTE GRÃO MESTRE DO GOB-PB ADERALDO PEREIRA DE OLIVEIRA ao VEN.: ME.:, da ARLS CONSTANCIA E LEALDADE Mario Gomes, ao VEN.: ME.: da ARLS Pe. AZEVEDO Antônio Souza,ao VEM.: ME.:  da ARLS 05 de Agosto, Fernando Cezar todasdeste Oriente, e ao VEN.: ME .: da ARLS  ESTRELA DE DAVIminha loja do oriente de Maceió – AL., onde sou orador, o Ir.: Charles Dario de Souza, Aos MI.: aos M.:M.: aos C.:M.: aos A.:M.: aos senhores e senhoras e principalmente aos jovens, DEMOLAYS e as FILHAS DE JÓ aqui presentes.

APRESENTAÇÃO:

SOU JOSÉ JOAQUIM ROSAS MARQUES LUZ, PARAIBANO, DA CIDADE DE ARAÇAGI,(a 100 Km DA CAPITAL) MAS RADICADO EM MACEÓ, A MAIS DE 50 ANOS. SOU MM. - APOSENTADO PELA CHESF, TEMOS UMA EMPRESA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS, DIRECIONADA PARA INSTALAÇÃO E MANUTENÇÃO ELETRICA EM AT E BT.

EU QUERO DIZER QUE ENTREI NESTA LUTA (RECUPERAÇÃO DEDEPENDENTES QUIMICOS) PELA “DOR”, PELO MEU FILHO, ENTREI POR AGRADEÇIMENTO, MAS HOJE EU ESTOU PORQUE ABRAÇEI A CAUSA, ESTOU POR CONVICÇÃO QUE POSSO, PORQUE DEVO AJUDAR AOS OUTROS E O MAIS IMPORTANTE SINTO-ME MUITO BEM AJUDANDO AO PRÓXIMO.

DUAS COISAS IMPORTANTES ACONTECERAM COMIGO NOS ULTIMOS ANOS. UMA FOI TER ENTRADO NA MAÇONARIA, E A OUTRA, POR INCRIVEL QUE PAREÇA, FOI DEUS TER PERMITIDO MEU FILHO ENVEREDAR PELO MUNDO DAS DROGAS, POIS EM AMBAS EU MELHOREI, EU CRECI, NA MAÇONARIA ESTOU SENDO LAPIDADO, COMO HOMEM, COMO SER HUMANO, E NO CASO DE MEU FILHO, PARA RECUPERA-LO, RECORREMOS A DEUS, FOMOS BUSCAR PARCERIA COM DEUS ASSIM VOLTANDO PARA CASA DE DEUS. E APRENDENDO QUE TUDO NESTE MUNDO NÃO CONSEGUE SER TOTALMENTE RUIM, TEM TAMBEMO LADO BOM, E O LADO DE MEU FILHO TER ENVEREDADO POR ESTE LADO FOI VOLTAR PARA CASA DE DEUS.

AS PESSOAS OLHAM QUEM SE DROGA DE VÁRIAS MANEIRAS. AS VEZES OS DEPENDENTES SÃO CONSIDERADOS: DOENTES, SUJOS, PERIGOSOS, IRRECUPERAVEIS E, PORTANTO SUJEITOS A SEREM BANIDOS E ELIMINADOS.

Eu acredito que DEUS deixou meu filho enveredar por este lado, para me punir, para me pegar, pois fui criado na igreja católica, frequentando igreja, indo as missas, e deixei tudo isso, abandonei a igreja, missa só em casamento, batizado e de 7º dia, e assim mesmo doido para o padre acabar logo. Ai DEUS como punição disse, pra ele ter o filho de volta vai ter que voltar pra igreja, pra minha casa... e assim foi feito e não deixo mais a casa de DEUS.

Quero dar minha pequena colaboração, pequena, em relação a monstruosidade que é a ação devastadora das DROGAS, (álcool, tabaco, loló, maconha / cocaina e o maldito,  famigerado e devastador CRACK.) 
O CRACK segundo os estudiosos é a 5ª DROGA que o jovem usa, começa com a cervejinha em casa, depois vem o tabaco (cigarro) e a loló, dando ai três grandes passos para a maconha e consequentemente na maioria dos casos o famigerado e devastador CRACK. Não vou me referir a cocaína devido ao alto valor aquisitivo, pois o consumo em relação a clientela do CRACK, é desprezível.

Tenho uma triste, constrangedora e dolorosa história com as drogas, era usuário de álcool e tabaco,(deixei em 11-01-1998) mas mesmo assim consegui criar minha família e manter meu emprego até a aposentadoria, acredito até que se não fosse usuário, estaria em uma situação mais confortável, mas até ai tudo é maravilha.
Somos eu, minha esposa ÂNGELA, nossos filhos SANDRA , SANDRO e  ANGELO MARCOS, 33 anos, (que tem uma filha LUDMYLLA de sete anos,  mora conosco e é a alegria de nossa casa). Tendo ainda dois filhos de um primeiro casamento ABILIO ANTONIO e ALESSANDRA DE FÁTIMA todos de maior idade, casados, e independentes.
Ai começa o drama, soube que meu filho ANGELO MARCOS, o caçula, que o  chamamos carinhosamente  de MARQUINHOS estava usando maconha, e encontrei um cigarro de maconha em seu bolso, ai foi aquele aperreio, sem saber o que fazer, o que dizer, ai vamos esconder, vamos vigiar, nos mudamos de MACEIÓ para BARRA DE SÃO MIGUEL a 30 KM de MACEIÓ, isso no intuito de mudar as amizades, e etc. mais foi puro engano, a estratégia não deu certo pois as DROGAS estão em todos os lugares. Segundo Marquinhos foram 15 anos de drogas, sendo o CRACK três anos. Tínhamos medo, muita precaução, com o SANDRO, pois é músico, mas veja só como são as coisas, o SANDRO vive na noitada, em um ambiente muito comentado, e nem fuma, só toma a sua cervejinha e campári.
Então meus irmãos, e senhores convidados ai apareceu o maldito CRACK, onde meu filho além do vicio das drogas passou a outros vícios para manter o CRACK, onde entrou a mentira, começando a desaparecer coisas de casa como DVD, utensílios, ferramentas de nossa empresa e etc. Discussões entre filhos, com minha esposa o pior aperreio em casa. Nessa época,o Marquinhos estava casado, acabou com o casamento, cursava 4º período de engenharia elétrica, abandonando o curso. Passava 3, 4 dias desaparecido, sem noticias, celular tantos desse como trocava pela pedra de CRACK. O traficante na porta cobrando e ameaçando até mata-lo. O MARQUINHO passava 3, 4 dias sem aparecer nem dar noticias, ficávamos todos loucos, aperreados, ligava prá um, prá outro e não tinha noticia alguma. O nervosismo imperava, Ângela dopada, nervosa, o traficante cobrando. Fui a casa de um amigo nosso que é delegado de policia e comentei, que o traficante estava cobrando, quando ele respondeu,... pague logo pra evitar problemas futuro, te aconselho como amigo, vejam a que situação chegamos. Quando voltava, era sujo, fedendo, magro, esquelético as roupas sujas, e de qualidade inferior, pois tinha trocado por pedra.
Tentamos de todos os meios fazer com que nosso filho aceitasse um tratamento, estávamos dispostos a vender nossa única casa para recupera-lo, pois as clinicas em Salvador, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo eram em torno de R$ 8 a12.000,00 mês.
Pensávamos que todos os meios estavam esgotados, em nossa ânsia, em nossa vontade de recuperar nosso filho, tropeçávamos no mesmo erro sem enxergar.
E qual era nosso erro, nosso erro era tentar de tudo sem colocar DEUS no meio, foi quando em uma procissão de BOM JESUS DOS NAVEGANTES na cidade de PROPRIÁ – SE, rogamos a DEUS que tocasse no coração de nosso filho para aceitar o tratamento, e dois dias depois Marquinhos pedia ajuda.
Ai meus irmãos e convidados foi quando apareceu em nossa vida uma das instituições que eu considero, mais séria e eficiente deste país, que é a FAZENDA DA ESPERANÇA.  É uma obra da IGEJA CATÓLICA, mas aceita internos de todas as religiões.
Meu filho hoje está em recuperação, estar sem drogas, a quase dois anos, é diretor de nossa empresa, e responsável pela parte elétrica das LOJAS CARAJÁS, inclusive aqui em JOÃO PESSOA.

EU QUERO DEIXAR BEM CLARO QUE APRENDI MUITO NOS GRUPOS DE ESPERANÇA, SÃO REUNIÕES DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA, POIS NÓS APRENDEMOS COMO RECEBER O RECUPERANDO QUANDO SAIR DA FAZENDA.

Agradecimentos ao pessoal da FAZENDA DA ESPERANÇA SANTA TEREZINHA EM MARECHAL DEODORO – AL..

MARCOS DE JESUS SILVA
ABRAHÃO
FLORI
FERNANDO
TIAGO
A IRMÃ GLÓRIA E A IRMÃ VERA

AOS GRUPOS DE ESPERANÇA:

DA BARRA DE SÃO MIGUEL - AL
DE MARECHAL DEODORO – AL
DO TRAPICHE DA BARRA - MACEIÓ – AL
DA PONTA VERDE – MACEIÓ – AL
DO JACINTINHO – MACEIÓ -AL
DO JOSÉ TENÓRIO-  MACEIÓ – AL
DO PILAR – AL.
DE JOÃO PESSOA – PB

E UM AGRADECIMENTO ESPECIAL AO BISPO DON ANTONIO MUNIZ, QUE FOI BISPO AQUI NA PARAIBA, NA CIDADE DE GUARABIRA , E HOJE É BISPO EM  MACEIÓ.

QUERO AGRADECER DE CORAÇÃO AO JUNIOR NEGRÃO, COORDENADOR DA FAZENDA DA ESPERANÇA NA CIDADE DE ALHANDRA, PB, AO NADADOR ARTUR, AO Pe REGIVALDO, QUE SÓ TEM UM DEFEITO, NÃO VOU DIZER QUAL, (é flamenguista rsrsrs, tudo brincadeira.) E AO PESSOAL DO GRUPO DE ESPERANÇA VIVA, “GEV” QUE ABRAÇANDO A D. ALICE, D. ROSÁRIO E AO AMIGO BARTOLOMEU, ABRAÇAMOS A TODOS.

QUERO AQUI DE PÚBLICO FAZER UM AGRADECIMENTO ESPECIAL AO MEU AMIGO, CUNHADO E IRMÃO ALVARO DE MENDONÇA ALVES, PROPRIETÁRIO DAS LOJAS CARAJÁS, POR TER ABERTO AS PORTAS DE SUAS LOJAS PARA MEU FILHO, UM EX USUÁRIO DE DROGAS, TRABALHAR NA PARTE ELÉTRICA, E CONSEQUENTEMENTE AJUDANDO EM SUA RECUPERAÇÃO  PÓS FAZENDA.

OS COVARES NÃO TENTAM
OS PESSIMISTAS DESISTEM
OS PERSISTENTES VENCEM

ESTE É O DEPOIMENTO DE UM PAI QUE SOFREU MUITO, QUE SE ABATEU MUITO, MAS,LUTOU MUITO COM A ESPOSA ANGELA E OS FILHOS, TIOS, AVÓ, PRIMOS, SOBRINHOS, CUNHADOS (AS) E OS VERDADEIROS AMIGOS.

HOJE PENSE EM UM HOMEM FELIZ, EM UMA FAMILIA FELIZ. 
GRAÇAS A DEUS E A FAZENDA DA ESPERANÇA.
NÃO DESISTO DE MEU FILHO NUNCA

                            MUITO OBRIGADO A TODOS

                         QUEM TEM ESPERANÇA, VIVE DIFERENTE.

JOSÉ JOAQUIMROSAS MARQUES LUZ  
Mestre Maçom, Orador da Loja Estrela de Davi (Maceió – AL)
82-8876-5220

Palestra proferida na LOJA MAÇÕNICA 05 DE AGOSTO, EM JOÃO PESSOA-  PARAIBA. NO DIA 12 DE NOVEMBRO DE 2011.

Participantes:
Francisco M. Junior (Júnior Negrão, Resp. Faz. Esperança Pe. Ibiapina – Alhandra – PB)
José Joaquim Rosas Marques Luz( Pai)
Ângelo Marcos de Oliveira Marques Luz( ES)
Angelina Paiva( ES)
Alice (Coord. Grupo de Esperança Viva. – João Pessoa  -  PB.




RELATÓRIO DE INSPEÇÃO EM 68 COMUNIDADE TERAPÊUTICAS
     Foi lançado na tarde desta segunda-feira (28), em Brasília, o Relatório da 4ª Inspeção Nacional de Direitos Humanos: locais de internação para usuários de drogas, produzido pela Comissão Nacional de Direitos Humanos do Conselho Federal de Psicologia (CFP). O Relatório traz o resultado de vistorias em 68 instituições de internação para usuários de drogas, em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal, realizadas em 28 e 29 de setembro de 2011.
A ausência de projeto terapêutico para cada usuário internado, aplicações de castigos – inclusive físicos – e restrições, a falta de profissionais de saúde no local, além do exercício de trabalhos não-remunerados e o uso da religião como única forma de tratamento são alguns dos pontos críticos encontrados nas instituições inspecionadas e apontados pelos palestrantes no lançamento do Relatório.
"Dependente químico não é defeito moral, pecado ou delito, é uma doença. E como tal, deve ser encarada e tratada", afirma a integrante da Comissão Nacional de Direitos Humanos do CFP, Ana Luiza Castro.
Estas unidades, segundo o representante da Rede Nacional Internúcleos da Luta Antimanicomial (Renila), Marcus Vinícius de Oliveira, nasceram da ausência de respostas das políticas públicas de álcool e outras drogas e da negligência do Estado sobre o tema. A ausência de fiscalizações constantes nas instituições para usuários de saúde mental também foi destacada pela deputada Erica Kokay (PT-DF): “Isto é explicado pelo fato de fiscalizar significar, muitas vezes, se deparar com a realidade e com problemas aparentemente sem solução”, argumentou.
Algumas das recomendações enumeradas pela integrante da Comissão Nacional de Direitos Humanos que devem ser tomadas em relação às comunidades terapêuticas são: que o Ministério Público instaure a abertura de procedimentos administrativos para apuração de denúncias de maus tratos; que o Ministério da Saúde implante mecanismos de efetivo controle e fiscalização de internações de adolescentes; que o Ministério do Trabalho promova uma ação de fiscalização junto às unidades de internação, considerando as denúncias de trabalhos forçados; entre outros.
Ana Luiza Castro destaca ainda a importância da Secretaria Geral da Presidência da República garantir o debate público com a participação efetiva da sociedade civil no que se refere às mudanças nas políticas públicas de álcool e outras drogas.
Para o pesquisador da Justiça Global Rafael Dias, criar uma política federal de álcool e outras drogas que preveja o financiamento público às comunidades terapêuticas sem debater o tema com todos os setores da sociedade será um grande retrocesso.
Fonte: POL-Psicologiaonline




MISSA DA PAZ
     Nesta quinta-feira 24/11/2011 foi celebrada mais uma missa da paz por Dom Antonio Muniz Fernandes, Arcebispo Metropolitano de Maceió, onde fizeram parte da celebração varios movimentos religiosos da grande Maceió, dentre eles Fazenda da Esperança Santa Terezinha, Casa Betânia, Servo Sofredor, GEV-Grupo Esperança Viva, Pastoral Familiar, Pastoral do Idoso.
     
A Missa da Paz acontece sempre às 18:00 hs da última quinta-feira de cada mês, na Catedral Metropolitana e tem como principal intenção promover e fortalecer a Cultura de Paz.
Por: LuLa.




HORTA E POMAR NA FAZENDA SANTA TEREZINHA - MARECHAL DEODORO/AL
Veja as fotos na Galeria
     Nesta última visita à Fazenda da Esperança Santa Terezinha em Marechal Deodoro - AL. percebemos o excelente trabalho que vem sendo desenvolvido pelos jovens na manutenção e cultivo da horta e pomar, ou seja , produtos de subsistência. O responsável pela Fazenda, Fernando, tem conseguido motivá-los a serguir firme no tripé sugerido pelos criadores do projeto "Esperança". Que Deus abençoe esses jóvens e que ao sair saibam aproveitar e repassar essa luz adquirida.
 





UNIDADE NA PARAÍBA ENTRE GEV / FAZENDA  / MAÇONARIA
Dia 12/11/2011 (sábado) às 16:00 hs na Loja maçônica 5 de Agosto, em frente a EMPASA, joão Pessoa - PB, haverá uma palestra sobre prevenção às drogas.
  • Na oportunidade, será apresentado vídeo onformando como manter nossa juventude alerta sobre o mal do século;
  • Haverá depoimentos de pai e filho: (nossos irmãos e parceiros José Marques Luz "pai" e Marcos "filho" e ES da Fazenda da Esperança Santa Terezinha), onde o genitor, relatando de como foi sua postura diante da grande tragédia que se abateu sobre a família. Do filho, hoje totalmente recuperado e um homem de bem, informando sobre sua difícil caminhada para superar o vício;
  • Contaremos, também, como os responsáveis da Fazenda da Esperança, local abençoado por Deus, que cuida da recuperação de dependentes, que nos ofertará dados sobre como prevenir e afastar o jovem deste tormento;
  • Vá e leve seu filho, amigos do seu filho. Precisamos formar multiplicadores destas importantes informações.
  




ENCONTRO DOS REGIONAIS GEV DE TODO O MUNDO.
     Precisamos nos adequar ao estatuto e aqueles que não fazem a ATA, por favor nos evie com fidelidade, pois grupo que não faz, não é ESPERANÇA VIVA, "como posso tirar minha identidade, se não tenho certidão de nascimento", lógico que atos de Amor e Abraçar Jesus Abandonado empprimeiro lugar, porém, conforme Estatuto, a ATA é o essencial para cada grupo existir, pois precisamossermos reconhecidos no comitê Central.
     Também ficou resolvido nesse encontro que até o mês de dezembro, os responsáveis de cada grupo irão se encontrar em breve em um retiro, para que possamos vivenciar ainda mais nosso carisma.
     Os GEV's foram divididos por comitês e por estado, e foi visto junto com o Igor (regional nordeste II), Pe. César (Comitê Central) e Nelson (fundador da Obra), que recebi a Graça de representar o comitê Alagoas, então fico a serviço de todos para qualquer dúvida e poder somar nessa caminhada junto com vocês, sozinho eu não sou nada !!!
     Reforçando, façam as Atas com fidelidade, ok !!!
Abraço!!!
Por: Weber Leite.




TODOS OS GEV's, FAZENDAS E TODO O POVO DE DEUS.
- Irmãos vamos todos rezar pela a saúde do padre Manoel Jose dos Santos eis pároco da Igreja Nossa Senhora das Dores (Jacintinho), hoje pároco da Igreja São Paulo Apóstolo (Salvador Lira). Nesta noite do dia 31/10 teve um ataque cardíaco e estar na UTI da Unimed, a situação dele não e boa.
Vamos colocar ele no colo de Jesus. Salve Maria Imaculada.
Por: Manoel Correia.

- Irmãos toda unidade, nosso querido Pe. Manoel, é sem dúvidas uma pessoa de um coração tão bom, Ama a fazenda e os GEV, sempre deu espaço em suas comunidades para que fosse fundado um Grupo Esperança Viva.
Carismático e realmente um Homem de Deus.
Que DEUS te abençoe meu irmão em Cristo !!
UNIDOS NA ALEGRIA E NA DOR !!!
Por: Weber Leite.




RETIRO EM PERNANBUCO

     Caríssimo,
     Queria que repassasse a todos que o Retiro com o Evilázio, iniciará na quarta 09/11, ao invés de segunda 07/11. Sendo assim o valor do retiro completo ficará por R$ 150,00.
Divulgue a todos.
Uno
Chico








RETIRO EM LAGARTO (NORDESTE II)
     Devido a vários acontecimentos repentinos, incluindo saúde de meu filho Ângelo, não poderemos prosseguir com o encontro planejado anteriormente para este próximo final de semana.
     Pedimos desculpas por mais uma vez agirmos desta forma. Queremos dar o melhor e poder receb\~e-los com a atenção e o amor com que todos merecem, por isso, estaremos pensando numa outra data oportuna para todos nós.
Unidos,
Maurício.




 Comunidades terapêuticas que tratam viciados em drogas reagem a restrições governamentais.
     As restrições governamentais estabelecidas à atuação das comunidades terapêuticas, especialmente ao viés religioso inserido em suas ações, foram criticadas, nesta quarta-feira (20), em audiência pública da Subcomissão Temporária de Políticas Sociais sobre Dependentes Químicos de Álcool, "Crack" e Outras Drogas. Os protestos foram puxados pelo frei Hans Heinrich Stapel, fundador da Fazenda da Esperança, sediada em Guaratinguetá (SP), que contestou a suposta tentativa do governo de transformar essas unidades de tratamento em "hospitais".
- É um absurdo a exigência de termos a assistência de um médico a cada dez dias. Eu acho que só devemos chamá-lo quando houver alguém doente. Mais de 20 mil pessoas já passaram pela Fazenda da Esperança. Eu quero ser respeitado com tudo o que nós fazemos. É preciso trabalhar juntos [governo e comunidades], e não estar um contra o outro - declarou.

Frei Hans argumentou ser preciso não só cuidar da parte física e psíquica, mas também espiritual do dependente de drogas. Segundo informou, há judeus, muçulmanos, evangélicos, ateus entre os três mil jovens em tratamento nas 77 unidades da Fazenda da Esperança espalhadas pelo mundo. Embora os internos tenham sua orientação religiosa respeitada, precisam cumprir algumas regras, como não beber ou fumar, trabalhar e participar de atividades de cunho católico.

Fundador da Instituição Padre Haroldo, localizada em Campinas (SP), o jesuíta Haroldo Rahm condenou uma suposta tentativa de se dissociar a questão espiritual da prática terapêutica. Em sua opinião, ciência e espiritualidade precisam ser trabalhadas juntas. O padre Haroldo também considerou "ridícula" a exigência dos assistidos por essas comunidades - a sua tem 200 jovens em recuperação - passarem por exame médico a cada dez dias.

- O que eles [dependentes] precisam é de bom exemplo e do apoio de pessoas que têm interesse neles. É isso que cura - afirmou.

     Sentido à vida - O presidente da subcomissão, senador Wellington Dias (PT-PI), concordou que é preciso ir além dos cuidados com o corpo e a mente para resgatar o sentido da vida para os jovens em tratamento. Ele cobrou apoio do governo federal para essas entidades e adiantou que a Organização Mundial de Saúde (OMS) já reconheceu a necessidade de seu trabalho para a recuperação de usuários de drogas.

     Observatório - A exemplo do frei Hans, a vice-presidente da subcomissão, senadora Ana Amélia (PP-RS), acredita que o recurso ao trabalho como terapia ocupacional é uma boa saída para o problema. A parlamentar também comentou o lançamento do portal Observatório do Crack, na próxima terça-feira (26), pela Confederação Nacional de Municípios (CNM). A ideia é levantar dados sobre o uso do "crack" e auxiliar os municípios nas ações de prevenção, reinserção social e recuperação de dependentes.

     Sem contradição - A senadora Vanessa Grazziotin (PC do B-AM) disse não ver contradição entre associar aspectos científicos e espirituais no tratamento a dependentes de drogas. Também avaliou negativamente as restrições do governo ao trabalho religioso nas comunidades terapêuticas, posição apoiada pelo senador Waldemir Moka (PMDB-MS). Por fim, o senador Eduardo Suplicy (PT-SP) citou artigo publicado pelo deputado Paulo Teixeira no jornal Folha de S.Paulo em que vincula "uma regulamentação frouxa" sobre a publicidade de bebidas alcoólicas ao aumento no consumo.
Fonte: Agência Senado




FAMÍLIA DA ESPERANÇA É RECONHECIDA PELA SANTA SÉ
     A “Família Esperança” é reconhecida como Associação Internacional de Fiéis pela Santa Sé. A Família da Esperança é responsável pelo trabalho da Fazenda da Esperança.
Nesta segunda-feira, 24/05/2010, os fundadores da instituição, Nelson Rosendo Giovanelli e Frei Hanz Stapel, juntamente com alguns membros da comunidade, receberam o reconhecimento das mãos do presidente do Pontíficio Conselho para os Leigos, Cardeal Stanislaw Rilko, no Vaticano.
“Esse reconhecimento é um sinal de que Deus nos inspirou, que todo o trabalho que nós fizemos é sob a inspiração do Espírito Santo”, afirmou um dos membros da obra, padre César Alberto dos Santos.
A data escolhida para o reconhecimento é significativa para a Fazenda da Esperança, pois foi exatamente no dia 24 de maio de 1990, que Nelson Giovanelli consagrou sua vida à causa, doando 24h de seu dia para ajudar os jovens recuperandos.
A obra foi fundada em 1983, e com o passar dos anos, a comunidade terapêutica entendeu que sua finalidade principal era viver segundo os ensinamentos do Evangelho. Sendo assim, surgiu a associação de fiéis, nomeada “Família da Esperança” que, em 1998, recebeu a aprovação diocesana pelas mãos do Cardeal Aloísio Lorscheider, no Santuário de Aparecida. Com o contínuo aumento dos membros, veio a necessidade de um Reconhecimento Pontifício pela Santa Sé.
Nesses 27 anos de missão, a obra se expandiu por todo o país e no exterior. Atualmente atende cerca de 3 mil jovens nas 68 fazendas espalhadas por 21 estados do Brasil, e está presente em outros nove países: Alemanha, Rússia, Filipinas, Moçambique, México, Guatemala, Paraguai, Uruguai e Argentina.
A ‘Família da Esperança’ não é uma congregação ou instituto secular, nem um movimento espiritual, como os carismáticos e os focolares, mas é uma nova comunidade de leigos, ligada à Congregação dos Leigos. “É algo novo dentro da Igreja, onde os casados, os solteiros, os jovens, mas também irmãs religiosas e padres podem ligar-se numa mesma comunidade que quer atender, no nosso caso, aos jovens dependentes”, explica padre César.
Fonte: Canção Nova Notícias





2º ANIVERSÁRIO DO GEV SERRARIA
Veja em Vídeos e Galeria de Fotos
     Nesta qunita-feira 20/10/2011 foi comemorado aniversário do 2º ano de existência do GEV Serraria, foi uma noite abençoada (coisa de Deus). Houve uma missa celebrada pelo Pe. Marcos, onde foi abrilhantada pela presença do responsável, padrinho e recuperandos da Fazenda da Esperança Santa Terezinha (Marechal Deodoro), voluntários dos vários GEV's de Maceió e do interior, familiares e paroquianos da comunidade.











SORTEADA RIFA NO GEV PONTA VERDE
VEJA TODAS AS FOTOS EM "GALERIA DE FOTOS"
     Nesta segunda-feira 17/10/2011, na reunião do GEV da Ponta Verde, será feito o sorteio, compareça e prestigie, lembrando que ainda tem bilhetes. A aquisição da TV é para a Fazenda da Esperança Nossa Senhora do Amparo em Poço das Tricheiras, contamos com a colaboração de toda a Família Esperança.














REUNIÃO GEV NOSSA SENHORA DE FÁTIMA (MARECHAL DEODORO - AL)
     O GEV-GRUPO DE ESPERANÇA VIVA NOSSA SENHORA DE FATIMA EM MARECHAL DEODORO, NO DIA 31 DE AGOSTO COMEMOROU O 1° ANIVERSARIO DE MUITOS QUE VIRÃO PELA FRENTE, CONTAMOS COM A PRESENÇA DE VARIOS "ES" QUE HOJE ESTAO DE VOLTA NA SOCIEDADE SENDO TESTEMUNHO DE VIDA, TAMBEM PARTICIPARAM NESTA ULTIMA QUARTA FEIRA O RESPONSAVEL DO GEV DA PONTA VERDE WEBER LEITE, A MADRINHA DO GRUPO VERA LUCIA QUE SEMPRE ESTEVE PRESENTE NOS MOMENTOS QUE O GRUPO MAIS PRECISOU, O NOSSO AMIGO E VOLUNTARIO DA FAZENDA DA ESPERANÇA JOHN QUE SEMPRE QUE PODE PARTICIPA CONOSCO, VARIAS MÃES QUE TAMBEM TIVERAM PRESENTES E COMO NÃO PODERIA FALTAR A PRESENÇA DE JESUS NO NOSSO MEIO.
TEMOS CERTEZA DE QUE COM A PERSEVERANÇA DOS "ES" E PESSOAS QUE LEVAM A FRENTE O GRUPO, COM A PRESENÇA DAS FAMILIAS E VOLUNTARIOS QUE PARTICIPAM TODA QUARTA FEIRA DAS REUNIOES E COM A PRESENCA DE JESUS NO NOSSO MEIO, CONTINUAREMOS AJUDANDO AOS MAIS NECESSITADOS E ABANDONADOS PELA SOCIEDADE ATE QUE ELE (DEUS) O PERMITA.
  Enviado por: GEV NOSSA SENHORA DE FATIMA






REUNIÃO GEV PONTA VERDE
VEJA TODAS AS FOTOS EM "GALERIA DE FOTOS"
     Dentre os vários ES presente na última reunião do GEV Ponta Verde (01.08.2011) encontrava-se o André (Fazenda de Gararu), que deu seu testemunho e nos disse que após terminar seu ano, passou 26 dias em casa e seguiu em missão, passou dois anos e meio nas Fazendas e estava como padrinho na Fazenda de Rio Brilhante-MS


     Todas as terças-feiras a Família da Esperança se reune no GEV Tapiche, inclusive nesta última terça-feira teve uma missa (essa missa acontece toda última reunião do mês, às 19:00 hs) celebrada pelo Pe. Fausto.










O Grupo Esperança Viva Itajubà - MG, enviou fotos de sua reunião semanal e participação no Corpus Christi.
VEJA TODAS AS FOTOS EM "GALERIA DE FOTOS"





ALMOÇO  DO  FELIPE - FILIPINAS  JÁ
VEJA TODAS AS FOTOS EM "GALERIA DE FOTOS"
     O almoço para arrecadar fundos em prol da viagem do ES Filipe, que pretende fazer uma missão nas Filipinas foi um sucesso, integrantes dos GEVs de Maceió e do interior prestigiaram. Percebemos a presença dos GEVs Serraria, Ponta Verde, Jacintinho, Marechal Deodoro e grande número de ES, familiares e amigos.









VEJA TODAS AS FOTOS EM "GALERIA DE FOTOS"
     Com partilha da Palavra, Comunhão de Almas e momento de louvor e comunhão, onde se via pelo brilho dos olhos de cada um, a felicidade com a presença do Senhor Jesus sendo gerada. Foi feito o encerramento com uma oração de agradecimento por mais esse momento Família da Esperança, Um Pai Nosso, Uma Ave-Maria, Um Santo Ângelo. Amem.






VER TODAS AS FOTOS EM "GALERIA DE FOTOS"
     O GEV da Serraria promoveu uma missa nesta quinta-feira 19.05.2011, na Paróquia de Santa Teresinha do Menino Jesus - Serraria, celebrada pelo Pe. José Augusto, para os ES, Familiares, voluntários e amigos, ou seja, toda Família da Esperança.












VEJA TODAS AS FOTOS EM "GALERIA DE FOTOS"
     Com o apoio do Padre Manoel Henrique (à direita, de vermelho), foi criado mais um GEV em Maceió. Trata-se do GEV Ponta Verde. O ES Weber Leite que conta com voluntários, ES e familiares para partilhar a palavra de Deus, professar que Jesus Cristo é o Senhor, trocar experiências e testemunhos, buscando promover melhor orientação aos ES ou àqueles que necessitam ir para as Fazendas da Esperança. O Grupo Esperança Viva Ponta Verde tem reuniões todas as segundas-feiras às 19:30, na Paróquia de São Pedro, na Ponta Verde.







GEV  MARECHAL  DEODORO - MAIS  UMA  REUNIÃO  ABENÇOADA
VEJA TODAS AS FOTOS EM "GALERIA DE FOTOS"
     Nesta sexta-feira dia 27/05/11. nos reunimos gerando Jesus, estiveram presentes o Responsável da Fazenda de Marechal, Fernando e o novo padrinho da Fazenda de Marechal, Tiago natural do Espírito Santo e que veio da Fazenda de pedrinhas em São Paulo, para nos ajudar em nossa terrinha. Também se fez um conosco a senhora Meire, do outro Grupo Esperança Viva  de marechal, várias experiências foram trocadas, momento de muito crescimento para todos os presentes. (disseram o ES e Volutário Weber e sua esposa Celhinha).